Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Diário de uma sexta-feira (parte 2)


Confesso que estou bem cansada, mas eu não podia adiar mais uma vez o tão prometido post acerca dos Talibes. Na verdade, este post não é sobre eles de fato, mas sobre uma prática adotada por eles e que é mais uma das "peculiaridades" da tal sexta-feira em Dakar.
Como eu já comentei aqui, e aqui, os Talibes (meninos "discípulos" dos Marabús) precisam passar o dia nas ruas pedindo dinheiro (que depois será entregue aos seus líderes.
Aí, há um tempo atrás, os meninos resolveram fazer greve (kkkkk pedir esmola já é profissão né?!). Isso mesmo: G.R.E.V.E!
Eles estavam achando que as doações eram muito baixas e, simplesmente, pararam de aceitar doações abaixo de um tal valor. Como as crenças da maior parte do povo aqui determina que eles devem dar esmolas para que recebam recompensas futuras e não castigos, o povo precisava aumentar o valor "ofertado".
Imaginem a cena:
"-Me dá dinheiro?"
"-Sim , pega aqui!"
"-Não, não isso é pouco. Estou de greve, isso eu não aceito. Obrigado"
"-Desculpe menino, com mais esse tanto (já abrindo a carteira) você aceita? Por favor!"

Claro que para nós, brasileiros, a cena é até engraçada né?! Greve dos "arrecadadores de esmola"! Mas, se pensarmos que todos estes -os que estão lucrando por trás desses meninos, os meninos, os pais que os entregaram a estes marabús e os "contribuintes"- são subjulgados, e escravizados por uma falsa-verdade e uma cultura opressora, nossa reação será outra.
Assim como no post anterior, os convido a refletir no que está por trás de tudo isso.

Oremos, mais uma vez, por esta nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário