Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sinópse




Difícil contar o que eu tenho vivido em uma postagem que não se pareça com um livro!
A "sinópse" de mim é o oposto do meu tamanho (pra quem me conhece isso faz muito sentido)!
Enfim, depois de taaaantas aventuras, desafios e outras experiências, estarei indo- dia 30 de setembro (sim! eu já estou com a passagem!) para Dakar, no Senegal.
Lá, estarei auxiliando ao grupo de jovens da igreja senegalesa (e preciso confessar que ainda
me emociono ao ver esse grupo constituído e saber que é fruto de anos de trabalho de nossos
missionários naquele país!) e também, trabalhando na “Churrascaria Brasil”- ministério de
reinserção social.
Por ser um país de maioria islâmica, o trabalho lá tem sua dinâmica estruturada em 3 etapas:

1ª fase:
Por exigência de líderes religiosos (os chamados “Marabús”), existe uma inúmera quantidade
de meninos que vivem nas ruas. Temos um local onde diariamente recebemos esses meninos,
que se encontram em risco. Oferecemos refeições, brincadeiras e, é claro, ensinamento
bíblico.

2ª fase:
Esta etapa inclui uma casa de apoio, onde acolhemos permanentemente aos meninos que se
convertem. Desenvolvemos com eles: alfabetização em francês e wolof, boas maneiras,
educação moral e cívica, reintegração à sociedade, noções de responsabilidade pessoal, gestão
financeira e alguns cursos de formação profissional.

Para um povo de maioria muçulmana, já é difícil a aceitação do evangelho de Cristo, porém,
ainda mais difícil é manter-se com esses valores.
Na cultura senegalesa tudo está interligado: emprego, trabalho, família, sociedade, religião,
etc. A pessoa que se converte está rompendo com essa realidade, tornando-se marginalizada.
Praticamente toda forma possível de empregos está nas mãos do governo ou dos líderes
religiosos do país. A vida é vista como um todo e não por partes diferenciadas. Nesse sentido
tudo é afetado primeiramente pela sua decisão de sair ou não do seu meio religioso. Portanto,
ao se converterem, esses meninos perdem, ou não têm, a possibilidade de empregos.
Para que esses rapazes, hoje renascidos em Cristo, tenham uma vida digna e experimentem a
restauração de Cristo em todas as áreas de suas vidas, foi necessário desenvolvimento de um
ministério de reinserção social, a 3ª fase do projeto (fase em que me dedicarei).

3ª fase:
Após esse processo, quando já receberam um tratamento especifico nas áreas necessárias, e
estão em idade de trabalhar, esses rapazes passam a assumir a sua própria responsabilidade
financeira e pessoal. Temos uma churrascaria, que instrui e emprega esses meninos, outrora
desamparados. E, também trabalhamos com a torrefação de café à maneira brasileira.
Essa fase, além de dar uma nova perspectiva de vida aos jovens senegaleses, promovendo
oportunidades de emprego aos ex-meninos de rua, e irmãos da igreja senegalesa, contribui na
implantação de uma igreja forte com recursos locais para o sustento e envio de seus pastores
e missionários.

É um trabalho bem difícil ao mesmo tempo que muito lindo e gratificante, né gente?!
Conto com o apoio de todos, tá?!

(Aaah, esse primeiro post foi apenas para colocá-los "a par" da minha situação atual. Daqui, seguiremos com mais informações, dicas, histórias, músicas...Sinta-se a vontade!)

Beijos,
Sá.

8 comentários:

  1. Olá Sabrina!

    Tenho vc no meu twitter, e confesso que nem sei de onde te adicionei (rs), mas é muito legal saber do trabalho de recuperação de vidas que vc vai se inserir. Que Deus te abençoe muito nesse projeto, te dê forças e frutos! Grande abraço e conte com minhas orações e do grupo de jovens com o qual trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéénnnnnnns Binaa, que Deus te abençõe, vc vai se sair SUPER bem, és a melhor.. te amo

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu comentario lá no meu blogger www.1toke.wordpress.com temos que dividir realmente nossas dores. Conte com o meu apoio, carinho e quando tiver grana, a grana tambem hehehehe...saudade e bjs
    Manga

    ResponderExcluir
  4. Saaa, que lindo amiga, vc vai meeeeeeeeeeesmo, to até te imaginando lá, vai dar tudo certo, to orando por Ti viu :) que Deus te abençoe muito, e nao esqueça da gente aqui, quando voltar quero saber direitinho como foi tudo *-* vai ficar quanto tempo lá? (responde no próximo post ^^)

    beijos linda!

    ResponderExcluir
  5. Ai amigaaaaaaaaaaaaaaa to com meu coração super apertadinho... que Deus te abençoe e te proteja e te dê muita força!
    Ah, não esqueci das havaianas não viu... é numero 34 mesmo? Beijos, t amo!

    ResponderExcluir
  6. falta poucoooo....
    " o justo vivera pela fé "

    DEUS é contigo minina...

    ResponderExcluir
  7. TA CHEGANDO A HORA SENHORITA... SERÁ UMA SENEGALESA ATÉ O DIA QUE O SENHOR TE LEVAR PARA NOVOS RUMOS, OU MESMO TE DEIXAR POR LÁ, SEJA SEMPRE SENSÍVEL AO ESPÍRITO SANTO, ISSO MOSTRARÁ A FIDELIDADE DO SENHOR COM VC...
    ABRAÇOS MENINA...

    ResponderExcluir
  8. Amei seu blog... vou ficar de olho prá saber das novidades!!! Sou "amiga de orkut" da Crys ... estarei orando por vcs! abraços. Deyse - Manaus - AM

    ResponderExcluir