Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Diário de uma sexta-feira


Boa tarde!!!

Hoje faz uma semana que eu estou no Senegal e muita coisa já aconteceu desde então!
Louvado seja Deus!

Hoje é sexta-feira, um dia bem especial para a cultura senegalesa. Aqui, na sexta-feira as pessoas saem de casa muito, mas muito arrumadas (principalmente as mulheres e crianças). Parece que todas estão saindo para uma festa!
Neste dia tem uma importante oração islâmica e, como eu contei, as pessoas lavam as mãos e os pés 3 vezes (cada parte). Os homens precisam lavar também o seu órgão reprodutor (se é que me entendem!) antes de urinarem. Nos locais em que não tem água, eles esfregam nos muros, paredes...para "purificar". Um tanto quanto "estranho" para nós né?!
Depois de "purificados", todos se ajoelham em seus "tapetinhos" e oram. Vale lembrar que somente as mulheres que já estão na menopausa podem orar com os homens. Caso contrário, elas precisam estar separadas.
Eu queria tirar algumas fotos, em especial das mulheres e crianças com suas roupas brilhosas, suas perucas (que é bem comum e "moderno" aqui) e assessórios, mas não consegui ainda. Aqui a fotografia gera duas reações: ou eles ficam muito bravos, ou pedem dinheiro...
Mas não desistirei, em breve vocês terão fotos para que as imagens mostrem o que eu tento transformar em palavras.

A foto acima é em meu trajeto para a churrascaria (ministério que eu já expliquei em um dos primeiros posts). Quando eu passo, as crianças ficam na minha volta: "-Bonjour "tubab"...para elas é o máximo receber o "oi" de uma branca. Ainda fico meio sem reação diante dessas coisas, mas oro para que o Senhor me use para Seu testemunho e glória.

Abraços,
Sabrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário