Pesquisar este blog

domingo, 9 de janeiro de 2011

Nas águas


Sei que estou em débito com vocês. Mas, graças a Deus, tivemos muito trabalho neste final e início de ano. O ano de 2010 se foi com gostinho de vitórias pra mim, e 2011 já entrou lançando seus desafios e expectativas.

Já começamos o ano com uma linda celebração entre a igreja de Dakar (com a qual tenho participado mais ativamente) e a igreja de Thiés (cidade próxima)- que é parte de nosso ministério aqui. Passamos o dia juntos, realizamos alguns batismos, festejamos, comemos, cultuamos, e ceamos. Foi uma experiência incrível para mim.

Enquanto olhava (e fotografava, claro!) o batismo- e era dia 2 de janeiro- fiquei a pensar: somos realmente loucos! Tá certo que essa “tradição” não é comum aqui no Senegal, mas há um dia atrás muitos estavam- vestidos de branco- pulando ondinhas na praia, e hoje, nós estamos aqui “mergulhando” nestas ondas.

Além de todo o significado do batismo, e de toda a dificuldade espiritual e cultural do país- que já tornam este momento emocionante- a água foi o elemento que mais me chamou a atenção. Na Bíblia a água aparece como símbolo do Espírito Santo: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele falava isso se referindo ao Espírito Santo, que mais tarde receberiam os que Nele cressem".Jo 7.38-39

Fiquei, ainda, por alguns dias encontrando diversos textos e meditando nesta preciosidade que é estarmos imbuídos no Espírito de Deus. Desfrutando deste refrigério. Saciando a minha alma e vendo todo o efeito que esses rios podem e devem fazer a medida que fluímos neles e deixamos com que eles fluam através de nós.

Para completar, no final desta semana estive enferma (provavelmente intoxicação alimentar), o que gerou em mim a tal desidratação. A falta de água em nosso corpo redunda no mal funcionamento de nossos órgãos, enfraquece, debilita, somatiza dores...(essa definitivamente não é minha área, então, cito apenas o que vivenciei). Da mesma forma, a falta da água viva em nossa alma nos torna débeis e fracos. Somatiza dores físicas e emocionais, sentimentos contrários...

Escolhamos viver imersos, envolvidos pela vida. Pela água viva. Bebamos. Fluamos.

“mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".João 4:14

Um comentário: