Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tabaski (antes)




Estamos na época em que os muçulmanos celebram o dia em que Deus proveu o sacrifício a Abraão, quando ele sacrificaria seu próprio filho "Ismael". O tabaski, como é chamado, é um momento em que as famílias e amigos se reúnem e sacrificam também, cada uma, seu próprio animal.
O clima do país muda completamente!
Cordeiros- mutons- por todas as partes, literalmente! Inclusive já vi vários até mesmo "andando" de taxi, no banco traseiro. Com isso, já é de se imaginar que o cheiro da cidade (lembrando do calor que faz aqui) seja um pouco "diferente" também, né?! Em frente a cada casa e/ou estabelecimento- um animal esperando "sua hora".
O valor dos cordeiros é, em média, 150.000,00 Fca- que equivale a algo em torno de R$ 450,00. Porém, existe ainda uma certa "disputa" pelo melhor animal, o mais caro...afinal, quanto melhor o animal, mais bem aceito e maiores as bençãos! Ouvimos na rádio de um cara que comprou um "muton" por 1.200.000,00 fca (isso mesmo! Um milhão e duzentos mil!), três mil e seiscentos reais, aproximadamente. Isso porque estamos falando de um país muito pobre! Por causa disso também são comuns roubos e outras formas de violência. Afinal, o sacrifício é necessário mesmo que não se tenha condições comprar o animal.
Assim como o natal para nós brasileiros, o tabaski se tornou uma data muito importante comercialmente. Afinal, todos querem vestir as melhores- e mais novas- roupas, fazer um novo penteado no cabelo, maquiagem e vários "eteceteras". Nesta época todas as mercadorias são superfaturadas. Os preços sobem em proporções enormes. Mas, ainda assim, o tumulto é geral, as lojas são cheias e os mercados também, sem falar nas costureiras (aqui o mais comum ainda é mandar fazer a roupa).
Uma pena é que aqui é muito difícil de conseguir fotografar. Ainda mais que eu sou "tubab", eles reclamam e até partem para agressão, então, seguem algumas das que eu consegui meio "as escondidas":

Todo lugar é lugar. A cidade se torna um grande "mercado de cordeiros"

Ônibus "comum" parando para que seus passageiros comprem e "acomodem" seus animais na parte superior

Mais um "ponto de venda"

ônibus carregando animais e alimento para os mesmos

A rua da minha casa não poderia ficar de fora

Esse viaja mais "tranquilo", com mais espaço

Não vou finalizar esta postagem, afinal, ela continua na quarta!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário